sexta-feira, 6 de novembro de 2009

06-11-2009

Halloween !


Gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre esta nova "festa", importada dos países anglo-saxônicos, com particular incidência nos EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
Infelizmente estamos a assistir á propagação desta "festa" em Portugal, e patrocinada pelos agentes de educação, ou seja desde a Pré-primária ao Ensino Secundário, todos os docentes incentivam esta "festa", que não é nossa, nem faz parte da nossa cultura.
Ora quando todos os pais, educadores, sociólogos, psicólogos, etc, vêm debater e alertar para a educação das nossas crianças, em que têm acesso a programas e jogos violentos, com mortes, fantasmas, violência física, falta de respeito com todo o tipo de adultos e crianças, etc. Fico muito espantada e pergunto: Como é possível que uma direcção pedagógica de uma qualquer escola, permita e incentive esta "festa" ?
No passado Sábado dia 31 de Outubro, estava á janela de minha casa, por volta das 22h00, quando observo vários grupos de crianças, transformadas em bruxos, fantasmas, esqueletos, vampiros etc (provavelmente mascarados pelos próprios pais), cada um tocava em todas as campainhas existentes na rua, por vezes nem esperavam que aparecesse alguém. Quando chegaram junto da minha casa, tocaram á campainha da minha vizinha, que gentilmente foi ver o que era, logo disseram : "Doçura ou travessura ?", a Senhora, que não conhece esta "festa", não lhes deu nada. Meus amigos eu fiquei uma fera, ao ver a reacção daqueles miúdos, insultaram-na, sujaram-lhe a casa toda com sacos de farinha e ovos.
No dia seguinte ao passar pela rua vi a verdadeira "travessura da festa", estava tudo imundo com papel higiénico, farinha, ovos e nem imagino o que mais usaram. Nem os automóveis escaparam.
Agora pergunto, é isto que os nossos filhos andam a aprender na escola ? Sim, porque não é em casa que lhes é incutido o culto do Halloween.
Porque razão os nossos educadores, não incutem nos nossos filhos as tradições portuguesas ?
Porque razão importamos tudo que fomenta o comércio e pertence a outras culturas ?

Enfim, é a minha opinião, vale o que vale, mas espero que sirva de alerta.

1 comentário:

  1. Concordo plenamente, somos tão pequenos que motivos para festa e alegria têm que ser ideias de outros paises.

    ResponderEliminar